O espalhafitas associa-se às comemorações desta efeméride com a exibição do filme "Sou Cigano".
Este filme foi uma adaptação do livro "A História do Ciganinho Chico", de Bruno Gonçalves e realizado no âmbito do evento organizado pela Associação Palha de Abrantes – “Djelem, Djelem – Mostra de Cultura Cigana” (2011). Este evento realizou-se entre 6 e 9 de Abril e consistiu num encontro multicultural, do qual surgiram parcerias com o ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos. Deste evento, resultou uma parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes e o ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural para a criação de um lugar de mediadora intercultural cigana.
O Dia Internacional do Povo Rom é um dia para celebrar a sua cultura e aumentar a consciência sobre as questões enfrentadas por este povo.
O dia foi declarado oficialmente em 1990 em Serock, Polónia, durante o 4º Congresso Mundial dos Rom organizado pela União Romani Internacional (IRU), em homenagem ao primeiro grande encontro internacional de representantes Romani, feito em 7 a 12 de Abril de 1971 em Chelsfield, perto de Londres (fonte Wikipédia).
Muitos dos 10-12 milhões de Roma na Europa ainda sofrem com a pobreza e a exclusão. A existência de um sentimento anti-cigano generalizado reforça e agrava sua privação económica e social. Estas desigualdades persistem apesar dos esforços em curso a nível nacional, europeu e internacional para combater o preconceito, a discriminação e os crimes contra os Roma e viajantes. O Dia Internacional do Povo Rom deste ano é comemorado num momento em que o mundo se mobiliza para combater a propagação do vírus COVID-19. Como consequência, a vida quotidiana de muitas pessoas foi transformada de um modo que nunca havíamos acreditado ser possível. Nestes tempos difíceis, apela-se a esforços especiais por parte de todos de modo a garantir que os grupos marginalizados e as minorias étnicas, em particular o povo Rom, não enfrentem desvantagens adicionais, discriminação, discurso de ódio ou crimes de ódio.
Ficha técnica
Sinopse: Na escola, a professora contou a história do povo português e no orgulho que têm na sua cultura. O ciganinho Chico sentiu-se curioso sobre história do seu povo e pergunta ao avô. Este leva-o para uma viagem de descoberta às suas origens.
Realizadores: Alunos da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu.
Formadores: Tânia Duarte e Ícaro.
Professores: Claudio Brandão, Maria Leonor Carvalho, Tânia Maria Serrano Sousa.
Produção: Espalhafitas | Palha de Abrantes - Associação de Desenvolvimento Cultural.
Curta de animação realizada no âmbito do Festival ANIMAIO, em Abrantes, na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, de 4 a 8 de Abril de 2011. Making of Sou Cigano
Técnica: animação digital, animação tradicional (stop motion, pixilação)
Participaram:
Ana Gomes
Ana Caldeira
Carina Ascenso
Cátia Cardoso
Daniela Pinto
Fábio André
Iara Bento
João Estrada
Jorge Duque
Luís Gens
M.ª Lopes
Mónica Gaspar
Nuno Beirão
Patrícia Pereira
Rita Alexandre
Soraia Oliveira
Tânia Paulo
Telma Pires
Música:
Maia
Locução:
Alex Sousa Lucas
Sonorização
Inês Menéres
Edição de Som
Quico Serrano
Montagem e edição:
Tânia Duarte
Adaptação do livro
"A História do Ciganinho Chico", de Bruno Gonçalves
Agradecimentos: Escola Secundária Dr. Solano de Abreu Cláudio Brandão M.ª Leonor Carvalho Tânia Maria Serrano Sousa Maria de Lurdes Martins Câmara Municipal de Abrantes
Comments