PROGRAMAÇÃO JULHO 2025
- Espalhafitas
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Quarta, 9
MISSISSIPIS, de António-Pedro
(PT, 2025, 86´)
No interior de Portugal, grupos de desconhecidos encontram-se numa viagem artística e existencial: a criação de um espetáculo que cruza diferentes expressões culturais. O realizador, parte integrante destes encontros, convoca memórias, dialoga com a vida e espreita para o insondável de si próprio e de cada personagem.
Filmado ao longo de uma década, entre 2011 e 2021, "Mississipis" é um retrato de "A Viagem", um projeto artístico da coreógrafa e bailarina Filipa Francisco, que une dança contemporânea e dança tradicional portuguesa.
Quarta, 16
A VIDA LUMINOSA de João Rosas
(PT, FR, 2024, 116')
Primavera em Lisboa e Nicolau faz 24 anos, mas não festeja.
A viver em casa dos pais, refém de um sonho de ser músico que não se concretiza e preso à imagem ideal de uma ex-namorada que o deixou há um ano e não voltou a rever, Nicolau sente-se incapaz de andar para a frente e inventar uma vida que seja sua. Vai tendo biscates que não lhe permitem sair de casa dos pais, até ao dia em que descobre que também a mãe está tão insatisfeita com a vida como ele.
Nicolau sofre um abalo, mas não cai. Pelo contrário, avança. Arranja emprego numa papelaria, muda-se para uma casa partilhada, e lá se põe então a vida de novo em movimento. E com ela os sonhos e o coração.
Lá à frente, uma rapariga e uma ilha.
Quarta, 30
CONFIDÊNCIA de Daniele Luchetti
(Itália, 2024, 136')
Pietro é um conceituado professor, Teresa é a sua brilhante e precoce aluna. O seu caso é ilícito e tempestuoso. Na sequência de uma discussão, Teresa sugere que cada um conte um segredo ao outro, um segredo tão vergonhoso ou chocante que, se fosse tornado público, destruiria a vida da pessoa. O tempo passa, a estatura de Pietro como escritor cresce e a sua família instala-se no conforto de uma vida burguesa. Apesar disso, assombra-o a possibilidade de Teresa reaparecer um dia e destruir o seu mundo com o segredo que conhece.
Comments