top of page

CICLO DE CINEMA RUSSO - DO MUDO À PERESTROIKA

Atualizado: 12 de mai. de 2021

O ciclo de cinema russo, iniciado em 2020 e interrompido desde Janeiro, será retomado para serem exibidas as últimas três sessões (última terça-feira de cada mês de Maio a Julho, no edifício Chiado):


25 de Maio de 2021

SIBERÍADA (1978, 275’) de ANDREI KONCHALOVSKY - cópia digital restaurada | Estreia comercial em Portugal

Um épico russo sobre duas famílias, os Solomin e os Ustyuzhanin, numa pequena aldeia isolada na Sibéria. Acompanhamosos sonhos, medos, e romances de três gerações em buscada felicidade, enquanto as constantes mudanças políticas pouco a pouco atingem a esquecida região.

Festival de Cannes 1979 – Grande Prémio do Júri

29 de Junho de 2021

ADEUS A MATIORA (1983, 112’) de ELEM KLIMOV

Matiora é uma pequena aldeia, numa ilha com o mesmo nome. A existência da aldeia é ameaçada pela construção de uma barragem. Esta é a história dos habitantes de Matiora, que assistem ao fim da aldeia e se despedem da sua terra.


27 de Julho de 2021

OLHOS NEGROS (1987, 117’) de NIKITA MIKHALKOV

Baseado em três contos de Anton Tchékhov, o filme relata a vida sentimental de um italiano, Romano Patroni, que partilha a sua história com um cavalheiro russo a bordo de um barco. Patroni, apesar da sua origem humilde, consegue terminar o curso de arquitectura e casa-se com uma rica herdeira. Alguns anos depois, conhece Ana, uma jovem russa por quem se apaixona. e que vai perseguir por toda a Rússia. Uma história de amores frustrados e ilusões perdidas.

Festival de Cannes 1987 – Prémio Interpretação Masculina

Oscars 1988 – Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro

Golden Globes 1988 – Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro



Comments


bottom of page