top of page

Cineclube em Casa (3)

Continuamos a comemorar o 25 de Abril de 1974. Desta vez associamo-nos à Cinemateca que disponibiliza no seu portal uma colecção de filmes dedicada àquela época, em óptima qualidade.


SCENES FROM THE CLASS STRUGGLE IN PORTUGAL (1976) é um documentário realizado por Philip Spinelli e Robert Kramer. "Robert Kramer chegou a Portugal no Verão de 1975 e aqui filmou intermitentemente nesse ano e em 1976, sendo este filme um elo de transição entre a sua carreira americana inicial (culminando em “Milestones”, de 1975) e a fase de produção europeia (inaugurada em “Guns”, estreado já em 1980). Entre a deriva utópica da primeira fase e a desilusão (ou mais exactamente optimismo desencantado) da segunda, este foi o confronto com uma revolução concreta, e com um genuíno espírito de crença, que, paradoxalmente, terão sido tão fortes e produtivos em termos vivenciais quanto difíceis e inconclusivos em termos do trabalho cinematográfico. Em conformidade com essa crença genuína, este é um filme assertivo, que explica uma revolução, e, aí, aqueles que viram a contradição com o outro Kramer, não se enganaram."



Do realizador Luís Filipe Rocha, do qual escrevemos a semana passado por causa de Rosas de Ermera, a Cinemateca disponibiliza o filme A Fuga, de 1977.

Este filme baseia-se na célebre fuga solitária de Dias Lourenço, preso político. O filme relata o dia-a-dia de um prisioneiro político, no tempo do fascismo, que logra escapar-se do forte de Peniche. Desde o julgamento no tribunal plenário, que termina com um espancamento levado a cabo pelos agentes da PIDE, até à fuga pelo mar, que devolve o protagonista à liberdade e à resistência, o filme apresenta uma série de situações típicas da vida naquela cadeia fascista.

Comments


bottom of page