PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2025
- Espalhafitas
- 1 de fev.
- 2 min de leitura
Quarta, 5
ENCONTRO COM POL POT de Rithy Panh
(Cambodja, FR, Qatar, Taipé e Turquia, 2024, 113´)
O enredo acompanha o dia a dia de Souleymane, um imigrante africano que passa os seus dias a trabalhar como estafeta de comida e dorme todas as noites em centros de apoio a sem-abrigos. Esta simples premissa seria o suficiente para contar uma história muito presente no nosso quotidiano, mas Lojkine eleva a fasquia ao ilustrar as tensões e dificuldades subjacentes à entrevista que decidirá a legalização do estatuto de imigrante do protagonista.
Secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2024: prémio do júri, melhor ator.
Quarta, 12
GLORIA! de Margherita Vicario
(IT. Suiça, 2024, 100')
A estreia na realização da estrela pop italiana Margherita Vicario é um musical passado em 1800, numa escola de música de raparigas perto de Veneza que está em declínio. Há uma visita do novo Papa no horizonte. No meio da azáfama que esse acontecimento gera, uma solitária e silenciosa empregada esconde um grande talento, que, aliado à descoberta de um fortepiano numa sala da escola e do talento de quatro alunas, irá dar nova música às redondezas, fazendo o mundo descobrir a música pop. Galatea Bellugi lidera um elenco que inclui Carlotta Gamba, Maria Vittoria Dallasta, Sara Mafodda, Veronica Lucchesi, Paolo Rossi ou Anita Kravos. O filme, cuja música é composta pela própria realizadora, teve estreia na edição de 2024 do Festival de Cinema de Berlim. PÚBLICO
Quarta, 19 (não foi exibido?)
AINDA ESTOU AQUI de Walter Salles
(Brasil, França, 2024, 137')
Rio de Janeiro, anos 70. No Brasil impera a ditadura militar iniciada em 1964 e que só terminaria em 1985.
Rubens Paiva é um deputado do regime deposto, casado, pai de cinco filhos, engenheiro de profissão. Em janeiro de 1971, homens armados entram na sua casa e levam-no para interrogatório. Nunca regressou, sendo oficialmente considerado como"desaparecido".
"Ainda Estou Aqui" é a história da sua família. A história de Eunice, uma mãe que procura incessantemente o marido desaparecido, empenhada em descobrir a verdade por detrás do "desaparecimento", enquanto tudo faz para que a família tenha uma vida normal. A busca duraria 30 longos anos.
Inspirado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, sobre a história da sua família.
Filme da seleção oficial do Festival de Veneza 2024. Prémio de melhor argumento.
Quarta, 26
ONDE ESTÁ PESSOA de Leonor Areal
(PT, 2024, 67')
A historiadora Leonor Areal pega em imagens da saída de um concerto do Teatro República (antecessor do actual São Luiz) rodadas em 1913 e propõe ao espectador um jogo de "Onde Está o Wally?" em busca de Fernando Pessoa, de quem se julgava não existirem imagens em movimento.Não haverá mais de dois, três minutos de imagens desta “saída dos espectadores do concerto sinfónico”, mas é uma delícia acompanhar o modo como Areal as vai desmontando, identificando o dia em que tudo se passa e as personagens que vão aparecendo, com muitas surpresas pelo caminho, desde Amadeo de Souza Cardoso, António Ferro, António Silva, Augusto Ferreira Gomes, Eduardo Viana, Ernesto Vieira, Florbela Espanca, Jorge Barradas ou Stuart Carvalhais.
Seleccionado pelo Festival Il Cinema Ritrovato para ser exibido na pré-abertura da edição de 2024, este filme-ensaio recebeu uma menção honrosa no Festival Caminhos do Cinema Português e participou no Porto/Post/Doc. Jorge Mourinha, PÚBLICO
Commentaires