top of page

PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2024

Atualizado: 22 de jan.

Quarta, 3

L'Adamant de Nicolas Philibert

(JAP, FRA , 2023, 109´)

Urso de Ouro no Festival de Berlim, este documentário realizado por Nicolas Philibert (“A Cidade Louvre”, “Ser e ter”) segue pacientes, médicos e cuidadores do Adamant, um centro psiquiátrico a funcionar num edifício implantado sobre as águas do rio Sena, em Paris.

Explorando as diferentes percepções do que é a saúde mental e o seu tratamento, o espectador vai acompanhando o dia-a-dia dos vários pacientes na sua relação com o mundo exterior. PUBLICO


Quarta, 10

Fechar os Olhos de Victor Erice

(ARG, ESP, 2022, 169')

À época do seu desaparecimento, durante a rodagem do filme “La Mirada del Adíos”, Julio Arenas era um dos mais amados actores espanhóis. Embora o seu corpo nunca tenha sido encontrado, as autoridades concluíram que terá caído acidentalmente ao mar e encerraram o caso. Quase 30 anos passados sobre esse evento, o realizador Miguel Garay, seu grande amigo, decide fazer uma retrospectiva da vida dele num programa de televisão. 

Estreado no Festival de Cinema de Cannes em Maio de 2023, “Fechar os Olhos” arrecadou o prémio de melhor filme na secção competitiva na edição de 2023 do LEFFEST - Lisboa Film Festival – atribuído por um júri composto por Elia Suleiman, Fanny Ardant, Khalik Allah, Georgi Gospodinov, Nitin Sawhney, Rachel Kushner e Adriana Molder. 

Nomeado para 11 prémios Goya, conta com realização do celebrado realizador espanhol Víctor Erice (“O Espírito da Colmeia”, “O Sul”, “O Sol do Marmeleiro”), que escreve o argumento em parceria com Michel Gaztambide. O elenco conta com Manolo Solo, José Coronado, Soledad Villamil e Ana Torrent. PÚBLICO


Quarta, 17

O Som do Nevoeiro de Hiroshi Shimizu

(JAP, 1956, 84')

Realizado, em 1956, pelo japonês Hiroshi Shimizu, um drama a preto e branco que conta a história de Kazuhiko Onuma, um professor de botânica envolvido numa relação extra-conjugal que, apesar de breve, lhe ficará gravada na memória para sempre. O argumento, da autoria de Yoshikata Yoda, inspira-se no romance de Hideji Hôjô (1902-1996). 

Este filme faz parte da 3.ª edição do ciclo “Mestres Japoneses Desconhecidos”, uma iniciativa da distribuidora The Stone and The Plot, que exibe nas salas de cinema portuguesas algumas obras da cinematografia nipónica que, apesar de marcantes, são praticamente desconhecidas do público português. PÚBLICO


Quarta, 24

A Zona de Interesse de Jonathan Glazer

(GB, POL, EUA, 2023, 105')

O comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e a sua mulher, Hedwig, tentam construir uma vida de sonho para a sua família numa casa com jardim junto ao campo.

Baseado no livro homónimo de Martin Amis.

Filme da competição oficial do Festival de Cannes 2023.



bottom of page