top of page

PROGRAMAÇÃO JULHO 2022

Atualizado: 8 de dez. de 2022

Quarta, 7 (Quinta-feira)

Rei Édipo de Pier Paolo Pasolini

(ITA, 1967, 110')

Pasolini adapta Sófocles transformando "Edipo Re" numa "autobiografia": "Conto a história do meu próprio complexo de Édipo. Conto a minha vida mistificada, tornada épica pela lenda de Édipo."Tempos e espaços diversos, "materiais colhidos em diversos sectores da cultura": eis os ingredientes utilizados por Pasolini para esta fascinante interpretação mitológica, radicalmente pessoal e "personalizada".

Texto: Cinemateca Portuguesa


Quarta, 13

Fantasmas do Império de Ariel de Bigault

(POR, 2020, Cores, 112')

Ariel de Bigault, cineasta e divulgadora francesa, é clara: “Não estou a fazer um filme de catedráticos nem para catedráticos.” O que ela quis foi foi explorar “a maneira como o olhar português sobre as colónias foi mudando”. O documentário resulta de um interesse de longa data da cineasta parisiense pela lusofonia e pela miscigenação das culturas ocidental e africana, que Ariel, que fala fluentemente português, ajudou a divulgar em França através de reportagens, filmes, séries televisivas e edições de discos. Este filme sai do campo da música a que tradicionalmente associamos a sua autora e assume-se como uma obra que se destina a um público menos conhecedor da história do cinema. PÚBLICO


Quarta, 20

Alcarràs de Carla Simón

(ITA/ESP, 2022, 120')

Há já três gerações que a família Solé sobrevive do cultivo de pessegueiros na pequena cidade de Alcarràs (Catalunha, Espanha). As suas vidas, até aí pacatas, mudam quando recebem uma notificação do senhorio que lhes dá até ao final do Verão para abandonar a terra. O proprietário dos terrenos tenciona arrancar todas as árvores para que ali possa ser feita a instalação de painéis solares. Essa notícia vai abalar todos os elementos da família que, apesar de muito unidos, têm formas diferentes de abordar o futuro ou de encontrar novas formas de sustento. Essa insegurança, vai dar origem a desavenças difíceis de gerir.

Um drama sobre solidariedade e relações familiares realizado pela catalã Carla Simón – que, tal como no filme “Verão 1993”, se volta a inspirar na sua infância – segundo um argumento seu e de Arnau Vilaró. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, “Alcarràs” conta com um grupo de actores não-profissionais provenientes da região onde decorreram as filmagens. Entre eles estão Jordi Pujol Dolcet, Anna Otin, Xènia Roset, Albert Bosch, Ainet Jounou ou Josep Abad. PÚBLICO


Quarta, 27

O Garoto de Charlie Chaplin

(EUA, 1921, 68')

Ao sair do hospital com o seu recém-nascido nos braços, uma jovem muito pobre (Edna Purviance) decide deixá-lo dentro de uma limusina estacionada em frente a uma igreja. Esperançosa de que alguém o aceite, deixa uma nota e foge, com intenção de cometer suicídio.

bottom of page