PROGRAMAÇÃO MARÇO 2025
- Espalhafitas
- 1 de mar.
- 2 min de leitura
Quarta, 5
A HISTÓRIA DE SOULEYMANE de Boris Lojkine
(França, 2024, 93´)
O enredo acompanha o dia a dia de Souleymane, um imigrante africano que passa os seus dias a trabalhar como estafeta de comida e dorme todas as noites em centros de apoio a sem-abrigos. Esta simples premissa seria o suficiente para contar uma história muito presente no nosso quotidiano, mas Lojkine eleva a fasquia ao ilustrar as tensões e dificuldades subjacentes à entrevista que decidirá a legalização do estatuto de imigrante do protagonista.
Secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2024: prémio do júri, melhor ator.
Quarta, 12
AINDA ESTOU AQUI de Walter Salles
(Brasil, França, 2024, 137')
Rio de Janeiro, anos 70. No Brasil impera a ditadura militar iniciada em 1964 e que só terminaria em 1985.
Rubens Paiva é um deputado do regime deposto, casado, pai de cinco filhos, engenheiro de profissão. Em janeiro de 1971, homens armados entram na sua casa e levam-no para interrogatório. Nunca regressou, sendo oficialmente considerado como"desaparecido".
"Ainda Estou Aqui" é a história da sua família. A história de Eunice, uma mãe que procura incessantemente o marido desaparecido, empenhada em descobrir a verdade por detrás do "desaparecimento", enquanto tudo faz para que a família tenha uma vida normal. A busca duraria 30 longos anos.
Inspirado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, sobre a história da sua família.
Filme da seleção oficial do Festival de Veneza 2024. Prémio de melhor argumento.
Quarta, 19
A Semente do Figo Sagrado, de Mohammad Rasoulof
(França, Alemanha, 2024, 167')
Filmado inteiramente em segredo, o thriller de Mohammad Rasoulof, "A Semente do Figo Sagrado", centra-se numa família empurrada para a opinião pública quando Iman é nomeado juiz de instrução em Teerão. A agitação política irrompe nas ruas e Iman percebe que o seu trabalho é ainda mais perigoso do que o esperado, tornando-se cada vez mais paranoico e desconfiado, até mesmo da sua própria esposa Najmeh e das filhas Sana e Rezvan.
Prémio especial do júri no Festival de Cannes.
Comments