FESTA DO CINEMA ITALIANO EM SETEMBRO
Quarta, 6
SECA de Paolo Virzì
(Itália, 2023, 124')
Depois de não chover em Roma há três anos consecutivos, o rio Tibre está completamente seco. É neste contexto que, num esforço de lidar com a escassez de água, as vidas de várias personagens se vão entrelaçando. Para agravar a situação já de si delicada, surge uma estranha variante da doença do sono, aparentemente causada por baratas, e que parece estar a espalhar-se por toda a cidade.
Uma comédia apocalíptica de teor ambientalista realizada por Paolo Virzì (“La Prima Cosa Bella” e “Capital Humano”), que segue um argumento seu, de Paolo Giordano e de Francesca Archibugi. Os actores Silvio Orlando, Valerio Mastandrea, Tommaso Ragno, Claudia Pandolfi, Diego Ribon, Sara Serraiocco e Monica Bellucci dão vida às personagens. PÚBLICO
Quarta, 13
AS OITO MONTANHAS de Felix van Groeningen, Charlotte Vandermeersch
(Bélgica, França, Itália, Reino Unido, 2022, 147')
Bruno e Pietro são amigos de infância. O primeiro nunca saiu da pequena aldeia onde nasceu, localizada no vale de Aosta, nos Alpes italianos; o segundo sempre viveu na cidade, mas desde pequeno que ali passava grandes temporadas. A partir do momento em que se conheceram, ainda miúdos, os dois tornaram-se inseparáveis, partilhando aventuras, segredos e memórias. O tempo foi passando e a vida acabou por afastá-los. Pietro, que entretanto herdou a velha casa dos pais e se encontra numa fase difícil, decide regressar ao único lugar onde foi verdadeiramente feliz. Bruno, que ali se manteve durante todos esses anos e tem uma visão peculiar sobre a existência, estará novamente ao seu lado neste recomeço.
Em competição na 75.ª edição do Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o Prémio do Júri –, uma obra sobre a amizade, com os actores Alessandro Borghi e Luca Marinelli como protagonistas. A realização é da responsabilidade do casal belga Felix Van Groeningen (“Beautiful Boy” e “Ciclo Interrompido”) e Charlotte Vandermeersch, que adaptam ao grande ecrã o romance do escritor italiano Paolo Cognetti. PÚBLICO
Quarta, 20
GRAZIE RAGAZZI de Riccardo Milani (Itália, 2023, 117')
Um actor que vive da dobragem de filmes porno aceita uma inesperada proposta profissional, seguindo-se uma história de renascimento pessoal e colectivo.
Perante a falta de ofertas de emprego, Antonio, um ator apaixonado mas perpetuamente falido, aceita um trabalho oferecido por um velho amigo e colega como professor de uma oficina de teatro num instituto penitenciário. Remake de "Un triomphe" de Emmanuel Courcol, ele próprio baseado na história verídica do actor sueco Jan Jonson, que encenou “À Espera de Godot” de Beckett com um grupo de prisioneiros, reconhece o espaço prisional como lugar de transformação e oportunidade. Um lugar de existência, muito para além da espera.
Quarta, 27
POR AMOR de Emanuele Crialese
(Itália, 2022, 97')
Década de 1970. Clara e Felice Borghetti acabam de se mudar com os três filhos para um novo apartamento no centro de Roma. Adriana, a filha de 12 anos, desde sempre se sentiu como uma alienígena pois, apesar de ter nascido num corpo de menina, sabe que é um rapaz. Aproveitando esta mudança para um bairro onde ninguém a conhece, resolve apresentar-se como sendo do sexo masculino. No meio do grupo de jovens que ali habita está Sara, uma rapariga por quem Adriana se apaixona. Mas essa circunstância só vai aumentar a tensão entre os pais, que há muito atravessam uma crise conjugal e cujo frágil equilíbrio apenas se tem mantido em prol da felicidade das crianças.
Com realização de Emanuele Crialese (“Respiro”, "A Porta da Fortuna", “Terra Firme”), um drama familiar com a participação de Luana Giuliani, Patrizio Francioni, María Chiara Goretti, Vincenzo Amato e Penélope Cruz. PÚBLICO
Comments